8

Meta 4.5
Meta 4.5 (Global)
Até 2030, eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, os povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade.
Meta 4.5 (Brasil)
Até 2030, eliminar as disparidades de gênero e raça na educação e garantir a equidade de acesso, permanência e êxito em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino para os grupos em situação de vulnerabilidade, sobretudo as pessoas com deficiência, surdas, populações do campo, populações itinerantes, comunidades indígenas, quilombolas e tradicionais, adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e população em situação de rua ou em privação de liberdade.
Justificativa para a Adequação
A importante mudança introduzida em 2025 foi a troca do conceito de desigualdade pelo de disparidade, retomando a formulação das Nações Unidas. Outro aspecto foi a inclusão de surdos, uma categoria legalmente diferente daquela de pessoas com deficiência e a de quilombolas, que, atualmente, podem ser analisados com indicadores oficiais.