4

Meta 2.2
Meta 2.2 (Global)
Até 2030, acabar com todas as formas de desnutrição, inclusive alcançando, até 2025, as metas acordadas internacionalmente sobre o nanismo e a caquexia em crianças menores de cinco anos de idade, e tratar das necessidades nutricionais das adolescentes, mulheres grávidas e lactantes e pessoas idosas.
Meta 2.2 (Brasil)
Até 2030, erradicar as formas de má-nutrição relacionadas à desnutrição e carência de micronutrientes, reduzir as formas de má-nutrição relacionadas ao sobrepeso ou à obesidade, em especial a desnutrição crônica e desnutrição aguda em crianças menores de cinco anos de idade, e garantir a segurança alimentar e nutricional de meninas adolescentes, mulheres grávidas e lactantes, pessoas idosas e povos e comunidades tradicionais.
Justificativa para a Adequação
Com a alteração do texto original buscou-se explicitar o as relações da má-nutrição com a desnutrição, sobrepeso e obesidade. Como público prioritário, foram acrescentados os povos e comunidades tradicionais, que configuram um grupo social com recorrentes problemas relacionados à insegurança alimentar, sem prejuízo do caráter universal da meta.
Vale destacar que o Brasil comprometeu-se internacionalmente com três metas da Década de Ação em Nutrição, da Organização das Nações Unidas (ONU): deter o crescimento da obesidade na população adulta por meio de políticas de saúde e segurança alimentar e nutricional; reduzir o consumo regular de refrigerante e suco artificial em pelo menos 30% na população adulta; ampliar o percentual de adultos que consomem frutas e hortaliças regularmente em no mínimo 17,8%.