Plano Cultura Participativo
De modo a promover um amplo processo participativo na elaboração do Plano Nacional de Cultura, foi estruturado um processo que combina espaços presenciais de discussão e deliberação com a participação digital pela Plataforma Brasil Participativo.
A construção do PNC está baseada nos seguintes espaços de participação:
-
4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC)
Realizada entre 4 e 8 de março, em Brasília, a 4ª CNC teve como tema “Democracia e Direito à Cultura”. O evento, que reuniu cerca de 5 mil participantes de todo o Brasil, foi o pontapé inicial para a construção do novo Plano Nacional de Cultura. Diversas propostas apresentadas pela sociedade foram debatidas e priorizadas, servindo como base para a elaboração do plano.
-
Oficinas e diálogos
O processo de elaboração do Plano Nacional de Cultura também envolve um conjunto de oficinas e diálogos com todos os atores envolvidos na construção do Plano. Detalhar os seminários e oficinas já realizados, citando alguns como exemplo e mencionando contribuições práticas surgidas nessa etapa.
-
Consultas públicas presenciais
Previstas para agosto e setembro de 2024, nas capitais dos estados. Explicar como vão acontecer e o que se espera delas. Seria interessante divulgarmos o cronograma dos estados também.
Consultas públicas virtuais - Brasil Participativo
Previstas para setembro de 2024. O objetivo dessa etapa é colocar em votação as metas do novo Plano elaboradas a partir das etapas anteriores. Os participantes poderão propor, votar e comentar as metas, gerando um debate na plataforma. As propostas podem ser feitas em gov.br/planocultura até XXXX.